(41)

Elemento Vazado de Concreto

O elemento vazado de concreto é uma espécie de bloco modular que é utilizado para a vedação, embora os seus vãos não permitam uma completa cobertura, como as paredes comuns, por exemplo, sendo um item ideal para projetos arquitetônicos modernos e sofisticados. Isso porque o elemento vazado de concreto pode formar uma “meia parede” que dá uma maior atratividade ao ambiente, sendo um dos modelos mais procurados atualmente para tal.

Elemento vazado de concreto: Saiba o que é e qual sua funcionalidade

Quem gosta de decoração e reformas sabe que no mundo na arquitetura existem inúmeros materiais e artefatos que fazem o maior sucesso, graças a sua qualidade e sofisticação, e um desses materiais é o elemento vazado de concreto, um item que traz total elegância há inúmeros projetos, além de garantir muitas vantagens.

O elemento vazado, também conhecido como cobogó de concreto, se originou no nordeste, com o objetivo de refrescar as residências que sofrem com a grande incidência solar.

No entanto, com o aprimoramento das tendências da arquitetura e decoração, os elementos ganharam também uma grande função estética, valorizando o design das casas com muito estilo e personalidade.

Além disso, por contar com um aspecto geométrico favorável, fácil instalação e processo fabril excelente, a sua utilização permite uma construção racionalizada, contribuindo muito para a ventilação, iluminação e controle solar, fatores esses de qualidade e conforto ambiental.

Onde utilizar os elementos vazados?

Muitos acreditam que os elementos vazados são simples materiais de construção e não dão tanta importância, deixando-os muitas vezes de lado. Porém, muito mais do que simples materiais, eles também apresentam muitas vantagens, e podem ser aplicados em diferentes locais, garantindo modernidade e contribuindo para uma decoração muito mais elegante.

Para entender melhor onde eles podem ser aplicados, listamos abaixo algumas dicas:

  • Divisão de ambientes: Os elementos em concreto podem ser totalmente úteis para dividir áreas integradas da residência, sobretudo em casas ou apartamentos menores, pois ele ajuda a dar aquela impressão de amplitude. Nas divisões, você pode utilizá-los entre a cozinha e a lavanderia, ou mesmo entre a cozinha e o terraço;
  • Valorização de fachadas: Uma fachada projetada em elementos vazados sem dúvidas vai chamar a atenção de muitas pessoas que vão passar pela rua, principalmente, se houver algum tipo de plantação ao seu redor. Nesse caso, eles podem funcionar como uma moldura da paisagem, criando um efeito lindo e leve;
  • Decoração de ambientes: Independentemente de qual seja o material do elemento vazado, todos eles vão garantir uma decoração muito mais linda, junto com uma proposta de luminosidade e ventilação, o que acaba garantindo ainda mais a satisfação de todos os consumidores.

Passo a passo para instalar os elementos vazados de concreto

Como qualquer outro material, os elementos vazados também necessitam ser instalados da maneira adequada, caso contrário, os projetos podem não sair como planejado.

Para ajudá-los, separamos abaixo um passo a passo explicativo.

Acompanhe:

  1. Nivele a base onde serão assentados os elementos vazados;
  2. Verifique o prumo das paredes para que haja uma boa fixação;
  3. Limpe as peças eliminando poeiras e molhe-as assim que for assentá-las;
  4. Marque e nivele previamente todas as juntas garantindo um número inteiro de peças na horizontal e na vertical;
  5. Comece o assentamento dos cobogós pelos cantos ou extremidades, colocando-os sobre uma camada de argamassa previamente estendida;
  6. Coloque uma linha entre os extremos, que servirá como alinhamento e nivelamento de cada fiada.
  7. Utilize espaçadores de no mínimo 1cm para garantir a uniformidade das espessuras das juntas;
  8. Sempre acompanhe o prumo;
  9. Siga esses passos obedecendo-os e tenha sucesso na instalação.

Conheça mais do elemento vazado de concreto

Uma das principais características do elemento vazado está na capacidade de ser aplicado tanto em ambientes internos, como já citado, mas também externos. Para conhecer mais das suas aplicações fale agora mesmo com a Molduras Curitiba!

.